domingo, 1 de maio de 2011

Dia da mãe


Agora já podemos noticiar o que foi feito para a mãe, a qual vive no nosso imaginário de adultos com imagens como a de "La Pietá" de  Miguel Ângelo (Michelangelo). Imagens que inevitavelmente conduzem ao formato da nossa acção pedagógica, independentemente das nossas crenças religiosas.
Para além do quadro que a professora Filomena ensinou a fazer, foram desenvolvidas outras actividades a propósito deste dia. Depois  da expressão individual de ideias,  a propósito da mãe, no jardim de infância de Carapinheira fizeram-se postais com um texto de grupo. No grupo 1 o poema foi construído a partir das falas espontâneas das crianças, no grupo 2 foram lidos primeiro  2 poemas sobre a mãe.




A mãe brinca comigo aos médicos
Lê-me histórias e ganha os jogos
É fantástica a fazer comer
E anda sempre a correr

(grupo 1)


Gosto da minha mãe
Adoro-te mãe!
Tens olhos como flores
Tu és a minha rainha
Tu és a mais bonita do mundo
Ando sempre ao pé da minha mãe
Estás no meu coração
Nunca te esqueci!
És a mais bela
A minha mãe é a minha alteza
A minha mãe é o meu amor
Nunca te vou apagar do fundo do meu coração
A minha mãe é a mais querida, ela é a melhor, 
pôs o mundo todo bonito e colorido
A minha mãe é a mais gira,
porque me deixa ir aos sítios que eu quero
A minha mãe é amiga, simpática, linda, ela é a melhor
A minha mãe é a mais linda do mundo,
bonita como uma papoila e tão bonita como um cravo
A minha mãe tem flores no coração
A minha mãe gosta de mim, amo a minha mãe
A minha mãe tem corações nos olhos
A minha mãe põe o mundo a girar
Minha mãe, nunca te vou esquecer!

(grupo 2)


As actividades a propósito do dia da mãe merecem-me uma reflexão que quero partilhar convosco.
Tudo está no seu lugar quando a mãe corresponde a esta imagem romântica do pensamento judaico-cristão de amor e afecto incondicionais pelos filhos, mas nem sempre é assim. A mãe pode ser protagonista de abandono, de maus tratos, de negligência... É preciso estar atento e ter cuidado com a exacerbação de imagens que podem excluir crianças, ou levá-las a sentirem-se culpadas por não terem a melhor mãe do mundo, que as ama incondicionalmente. Todas as crianças precisam de figuras de referência, mas essa figura (podem ser várias) pode não ser a mãe e pode não assinar no feminino. 

Há mais para mostrar sobre a mãe. Fica para as próximas partilhas.

Sem comentários:

Enviar um comentário